Confira um balanço das ações do vereador Bruno Pessuti em 2013
26 de Dezembro de 2013
Em seu primeiro ano de mandato, o vereador Bruno Pessuti (PSC) demonstrou ser um “pensador da cidade”. Elaborou 256 propostas na Câmara Municipal de Curitiba. Outras 33 foram construídas em conjunto com outros vereadores, o que totaliza 289 propostas com a assinatura de Bruno Pessuti. Também integrou sete das 12 comissões existentes na Câmara.
Em duas comissões Bruno Pessuti atuou como relator e contribuiu com importantes avanços para Curitiba: a CPI do Transporte Coletivo, que, pela primeira vez em 30 anos, investigou a gestão do transporte público da cidade; e a Comissão Especial para Estudo da Alteração do Regimento Interno e Lei Orgânica, que aboliu o voto secreto na Câmara Municipal.
INICIATIVAS
Grande parte das iniciativas individuais do vereador (84%) foram requerimentos e emendas (30%) voltadas à melhorias nas áreas de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Segurança e Saúde e Qualidade de Vida para a população.
“Nossa atuação parlamentar não se restringe à apresentação dos projetos de lei; se refere também à fiscalização do Poder Público”, explicou o vereador. “Neste sentido, buscamos estar sempre atentos às questões do bairros, onde nos reunimos frequentemente com a comunidade para descobrir in loco as necessidades de Curitiba”, completou.
Ao todo, Bruno Pessuti encaminhou 156 requerimentos à Prefeitura em 2013 para realizar operação tapa-buracos, melhoria da iluminação de praças e vias e outras melhorias que certamente contribuem com a qualidade de vida do cidadão curitibano.
Na área de Mobilidade Urbana, foram solicitadas a instalação de semáforos e travessias elevadas, pavimentação de ruas e mudanças no trânsito em geral que podem melhorar a vida de quem se desloca pela cidade. As questões ambientais envolveram substituição e poda de árvores, fiscalização de balões, limpeza de terreno baldio e melhoria em drenagem, entre outras realizações.
Pedidos de melhoria na iluminação, instalação de câmeras de segurança e instalação de módulo da guarda municipal foram alguns dos requerimentos na área de Segurança. Já os pedidos relacionados à área de Saúde e Qualidade de Vida incluem principalmente a implantação de academias ao ar livre.
Além dos 156 requerimentos à Prefeitura, Bruno Pessuti também fez 18 encaminhamentos de Sugestão ao Executivo (8,4%) e 14 pedidos de
Informações Oficiais (6,5%).
COMISSÕES
Das nove Comissões Permanentes da Casa, Bruno Pessuti integrou cinco no decorrer deste ano:
• Economia, Finanças e Fiscalização
• Educação, Cultura e Turismo
• Urbanismo e Obras Públicas
• Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (presidente da Comissão)
• Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Plano Diretor
As Comissões Permanentes são amparadas no Regimento Interno da Casa e têm como objetivo estudar e emitir pareceres sobre matéria relativas à temas específicos e essenciais para a sociedade, como a de Economia, Finanças e Fiscalização.
Já as Comissões Temporárias têm a criação relacionada à discussão de problemas municipais e à tomada de posição, pela Câmara, em assuntos de reconhecida relevância. Neste caso, Bruno Pessuti contribuiu ativamente, atuando como relator, em duas:
• Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo
• Comissão Especial para Estudo da Alteração do Regimento Interno e Lei Orgânica
2014
Os planos para o próximo ano já foram feitos. “Em 2014, continuaremos atuando com comprometimento e transparência na área de Mobilidade Urbana, defendendo a criação do Bilhete único mensal que possibilita integração temporal durante 30 dias, a partir do pagamento equivalente a 44 passagens (22 dias úteis); a inserção dos táxis elétricos na Cidade de Curitiba; e a ampliação do uso da bicicleta como modal de transporte”, concluiu.