Projetos de Bruno Pessuti

 Projeto Festival Paranaense de Cervejas Artesanais - Bruno Pessuti

Projeto Festival Paranaense de Cervejas Artesanais

17 de Fevereiro de 2017
Nos últimos anos as cervejas artesanais vêm conquistando um espaço cada vez maior no mercado brasileiro e internacional. Este crescimento se evidencia na grande variedade de rótulos e estilos presentes nas cartas de bares e restaurantes, no espaço que ocupam nas prateleiras de supermercados, nas lojas especializadas e nos eventos gastronômicos.

Seguindo este movimento, a cidade de Curitiba tornou-se referência no país. A multiplicação das microcervejarias na cidade e a reconhecida qualidade das cervejas aqui produzidas com premiações nacionais e internacionais, colocaram a cidade na rota dos profissionais e apreciadores da bebida.

Como forma de incrementar o turismo cervejeiro e também a economia da cidade, em 2016 a PROCERVA (Associação das Microcervejarias do Paraná) consolidou a posição conquistada pelas cervejas artesanais no estado do Paraná promovendo o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais e trazendo pela primeira vez à Curitiba a sexta edição do South Beer Cup, o mais importante concurso sul-americano de cervejas artesanais.

O Festival Paranaense de Cervejas Artesanais / Festival Procerva, integra o calendário anual de eventos cervejeiros, com uma ampla programação de atividades para os visitantes provenientes de todo o Brasil e América Latina. Um momento único para interagir com profissionais da área e descobrir as tendências em produção e gestão no mercado cervejeiro.

A edição de 2016 foi realizada entre 9 e 11 de junho e contou com palestras sobre a produção da bebida, sua história, empreendedorismo no mercado, tecnologia e inovação no meio, exposições de cases de sucesso e fornecedores, concurso de melhor negócio de empreendedorismo em cervejas, rota cervejeira pelas fábrica de Curitiba e Região, o Festival South Beer Cup onde concorrem cervejas de toda a América Latina, tour pelos bares da cidade e ainda uma viagem de trem até Morretes com degustação e harmonização da bebida no encerramento do Festival.

O público que frequenta este tipo de evento vem de todos os lugares do Brasil, assim como acontece em outros festivais do meio. Porém, na última edição receberam visitantes de vários países da América do Sul que aproveitaram os dias do festival para conhecer também a cidade e seus pontos turísticos. Dessa forma, a cidade foi beneficiada pelo interesse gerado pelo Festival.

Por isso, queremos que o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais / Festival Procerva seja incluído no calendário de eventos oficiais da cidade. Pois além de consolidar Curitiba como um dos polos cervejeiros do país, incentivaremos o turismo e consequentemente a geração de empregos e fomento do meio cervejeiro através de novos negócios na área.

Acompanhe a tramitação do Projeto Festival Paranaense de Cervejas Artesanais.