Noticias

Vereadores de Curitiba homenageiam Polícia Científica - Bruno Pessuti

Vereadores de Curitiba homenageiam Polícia Científica

13 de Novembro de 2019
Nesta quarta-feira (13), os vereadores de Curitiba comemoraram os 18 anos da Polícia Científica do Estado do Paraná, cujo trabalho resultou na elucidação do assassinato da menina Rachel Genofre, morta em 2008. O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, participou da entrega do voto de congratulações e aplausos na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), recebidos pelo diretor da corporação, Luiz Grochoki (077.00490.2019).

Autor do requerimento, Bruno Pessuti (PSD) destacou que a cerimônia de entrega ser realizada no Palácio Rio Branco tem forte valor simbólico. “É graças ao trabalho maravilhoso feito pela Polícia Científica que, por exemplo, foi resolvido o caso da menina Rachel Genofre. A produção de provas é fundamental para a resolução dos crimes. Que com a maioridade venham mais investimentos do Governo do Paraná na Polícia Científica”.

A homenagem foi aprovada na semana passada, no mesmo dia em que a CMC recebeu integrantes da Frente Feminista que reivindicavam medidas preventivas à violência contra a mulher. Ela sugeriram que o Município proteja a memória do acontecido com Rachel Genofre, como alerta para que a situação não se repita (leia mais). Maria Cristina Lobo Oliveira, mãe da menina, participou do ato.

A identificação do assassino ocorreu quase 11 anos após a morte de Rachel, quando a Polícia Científica identificou que o DNA de Carlos Eduardo dos Santos, 54 anos, que cumpre pena em um presídio em Sorocaba, coincidia com o material coletado aqui na cena do crime. Ela foi assassinada aos 9 anos de idade e teve seu corpo deixado em uma mala na rodoferroviária.

Além do voto de congratulações à Científica, recebido por Grochoki, 17 profissionais da corporação receberam diplomas individuais pela participação na solução de Rachel Genofre: Anna Carolina de Moraes Braga, Luciellen d’Avila Giacomel Kobachuk, Paula Eidt Fornari, Alexandre Vrobel, Josiane Brodzinski, Claudia Marina Schellin Becker, Marianna Maia Taulois do Rosário, Leonardo Arduino Marano, Maria Christina Marini, Daniele Ferreira Mayer, Carlos Alberto Peixoto Baptista, Clélia Regina Fila Hamera, Maria Madalena Tomen, Hemerson Bertassoni Alves, Renato Guerra Dall’Stella, Márcio Lopes Vilanova e Silva e Marcelo Malahini.

- Informações da Câmara Municipal de Curitiba.