Noticias

USO DA BICICLETA NÃO ESTÁ APENAS NO DISCURSO DO VEREADOR BRUNO PESSUTI, ESTÁ EM SEU DIA A DIA - Bruno Pessuti

USO DA BICICLETA NÃO ESTÁ APENAS NO DISCURSO DO VEREADOR BRUNO PESSUTI, ESTÁ EM SEU DIA A DIA

14 de Maio de 2013
Legenda: Vereador Bruno Pessuti defende uso da bicicleta como alternativa menos poluente de deslocamento

Defender o uso de modais de transporte alternativos ao carro para deslocamento na cidade de Curitiba não está apenas no discurso do vereador Bruno Pessuti (PSC); também faz parte do seu dia a dia. Prova disso foi a adesão do vereador ao “Dia de Bike para o Trabalho”, na última sexta-feira (10), quando foi de bicicleta cumprir os compromissos de sua agenda.
“Em trajetos curtos, dispenso o carro e vou pedalando. É um veículo a menos engarrafando o trânsito, me exercito, não poluo e perco menos tempo com estacionamento”, destacou Bruno. Ele contou que comecei pedalando por lazer na ciclovias e nos parques da cidade, e percebeu que a velocidade média era igual ao carro – o que o levou a experimentar outros trajetos apenas para evitar ficar parado nos congestionamentos cada vez mais frequentes. “Agora, graças a estas vantagens, está se tornando um hábito”, completou.
Ao final do dia, Bruno acompanhou o vereador Jonny Stica (PT) na entrega da bicicleta alugada pelo colega para o “Dia de Bike para o Trabalho” por meio do Bicicletaria.net - sistema de compartilhamento de bicicletas que existe há apenas três meses em Curitiba. “Esta é mais uma das boas iniciativas que surgem na cidade pensando em nosso futuro, em fortalecer a mobilidade e estimular o uso de um meio de transporte mais sustentável”, disse Bruno.
O sistema da Bicicletaria.net possui dois pontos em Curitiba – no Jardim Botânico e Centro Cívico – onde oferece 21 bicicletas para locação. Monitoradas por GPS em tempo real, as bicicletas foram desenvolvidas para proporcionar conforto ao usuário e durabilidade ao operador do sistema.
Segundo Bruno, a existência de um sistema como este na cidade está alinhada a uma de suas propostas: a implantação de multimodais próximos a terminais de transporte público. “A ideia é oferecer a possibilidade, ao cidadão, de estacionar seu carro ou bicicleta com segurança e utilizar o transporte público”, explicou.
ÔNIBUS - O vereador também usa com frequência o sistema de transporte público, indo de ônibus para as aulas da pós-graduação que cursa à noite. “Vejo que o sistema funciona, mas que muita coisa poderia ser melhorada: os pontos de ônibus deviam mostrar o horário das linhas em cada ponto e as nossas calçadas são ruins para a mobilidade pedestre. Coisas que você só vê se vive o dia a dia da cidade e do cidadão”, concluiu.

Agência Ehcom