Noticias

Requalificação do Rio Bacacheri Mirim vai impedir novas enchentes - Bruno Pessuti

Requalificação do Rio Bacacheri Mirim vai impedir novas enchentes

21 de Agosto de 2020
Um dos principais problemas enfrentados por moradores do bairro Tingui e do Bacacheri está perto de uma solução definitiva. Dia 30 de junho começaram as obras de requalificação do Rio Bacacheri Mirim, que causava transtorno com as constantes enchentes na região da Rua José Gildo Beleski.

Serão investidos mais de R$ 5 milhões na obra. O projeto inclui  trabalhos de perfilamento em 320 metros - alargamento da calha e o rebaixamento do fundo do rio, além da recomposição das suas margens e taludes, que  ganharão estruturas de contenção.

O problema foi levantado em uma Audiência Pública na regional do Boa Vista, no final de 2018. Desde então o pleito foi acolhido pelo vereador Bruno Pessuti, que trabalhou pela demanda com a Prefeitura de Curitiba.

“Na audiência pública Fala Curitiba conhecemos o  Alex, que clamava por uma solução para os constantes alagamentos. Logo no dia seguinte, fomos conhecer a situação. Um dia de muita chuva, quando pudemos sentir na pele o sofrimento enfrentado pelos moradores”, relembra Bruno Pessuti.

Depois da visita ao bairro, o vereador buscou o apoio do então Secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, e do Diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer, que fizeram um projeto em tempo recorde: “Precisávamos de uma solução imediata. Por isso buscamos fazer um projeto de maneira ágil. Um esforço conjunto, que trouxe uma solução aguardada há muito tempo pela população”, conta o vereador, que também registra o esforço do atual secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, e do prefeito Rafael Greca.

Parceria

A requalificação do Rio é um bom exemplo de participação da comunidade nas Audiências Públicas. Alex Sandro, morador do bairro, apresentou uma demanda e foi atendido: “Lutávamos há muitos anos por essa obra, as paredes pareciam intransponíveis. Fizemos nossa parte como comunidade e tivemos a sorte de ter o apoio do Bruno Pessuti para ajudar nesta conquista. Hoje a obra é uma realidade que antes parecia impossível”, relembra Alex.

O prefeito Rafael Greca destaca a importância da sintonia com a comunidade nas audiências públicas: “No Fala Curitiba todo mundo votou para o prefeito arrumar o Bacacheri Mirim. Um braço do Rio Bacacheri, que é bem nervoso. Quando chove, inunda a casa dos moradores e infelicita as famílias. O canal será todo revestido com bolsa de concreto, para não haver desbarrancamento nem erosão. O curso do rio será reperfilado. E esse acho que não vai incomodar mais”, comemorou Greca.

Detalhes

Na placa em frente à obra, os detalhes técnicos do projeto. R$ 5.353.931,64 investidos no perfilamento e contenção de taludes em estacas do tipo hélice contínua, solo reforçado e Geoforma Têxtil, no Rio Bacacheri Mirim.