Noticias

Recuo: Bruno Pessuti participa de reunião com a Setran em Curitiba - Bruno Pessuti

Recuo: Bruno Pessuti participa de reunião com a Setran em Curitiba

16 de Junho de 2014
O vereador Bruno Pessuti (PSC) participou de uma reunião com a Secretária Municipal de Trânsito (SETRAN) Luiza Simonelli e sua equipe. O principal tema debatido foi o uso do Recuo em comércios de Curitiba.

Sobre o Recuo:

No dia 31 de março deste ano começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba o Projeto de Lei do vereador Bruno Pessuti (PSC) que visa permitir, a estabelecimentos comerciais situados em zonas residenciais, o uso da área de recuo obrigatório do imóvel como estacionamento de veículos e bicicletas.

Uma das principais funções do recuo obrigatório é a manutenção da permeabilidade do solo – isto é, a preservação da capacidade do solo de absorção da água da chuva, por exemplo. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, Bruno Pessuti pautou seu projeto por critérios ambientais, condicionando a permissão de uso do recuo à manutenção da permeabilidade do solo. Vale destacar que atualmente o município já autoriza bares, restaurantes, lanchonetes e similares a instalarem toldos sobre as faixas de recuo.

“O projeto surgiu de um pedido manifestado pelos comerciantes, com o objetivo de melhor aproveitar estes espaços em benefício de seus clientes”, afirmou Bruno Pessuti. Segundo ele, em muitos casos o recuo já é utilizado como estacionamento. “Mesmo sendo comum, a prática é irregular e sujeito à multa perante a lei municipal 11.905, de 2004. O que queremos é regulamentar uma situação que já é praticamente consolidada”, acrescentou.