Noticias

Projeto de Lei quer a divulgação da qualidade da água dos lagos e parques de Curitiba - Bruno Pessuti

Projeto de Lei quer a divulgação da qualidade da água dos lagos e parques de Curitiba

12 de Março de 2013
O vereador Bruno Pessuti (PSC) apresentou, nesta semana, o Projeto de Lei 005.0018.2013 que prevê a divulgação dos resultados das análises da qualidade da água dos rios e lagos dos parques de Curitiba.

Os resultados das análises - realizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - deverão ser divulgados mensalmente à população, nos locais onde o contato com a água é esporádico ou acidental, por meio de painéis visuais e no website oficial da Prefeitura de Curitiba.

O objetivo é informar sobre o nível de poluição que pode ser prejudicial à saúde, de acordo com critérios e índices estipulados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Sendo confirmados índices de poluição para uso de recreação como, por exemplo, pedalinhos, canoagem e outros - o poder público deverá identificar, através de placas de interdição mantidas em toda a extensão do lago ou rio.

Para Bruno Pessuti, a gestão de recursos hídricos com participação social, representa um dos maiores desafios para os gestores urbanos.Além de ser uma questão de saúde pública, faz com que a população se mantenha atenta sobre a qualidade da água dos rios e lagos de Curitiba, contribuindo para a sua proteção e cobrando soluções para a degradação ambiental", declarou.

Bruno disse ainda que um rio poluído, além de contaminar o solo e o lençol freático, possibilita a transmissão de doenças, refletindo em perdas econômicas para a cidade. "Em contrapartida, rios saudáveis controlam as cheias, conservam a biodiversidade, regulam o microclima e proporcionam bem estar à população", finalizou Bruno.