Noticias

Por uma Curitiba com mais bicicletas! Cicloativistas participam de debate no Plano Diretor em Curitiba - Bruno Pessuti

Por uma Curitiba com mais bicicletas! Cicloativistas participam de debate no Plano Diretor em Curitiba

06 de Junho de 2014
O vereador Bruno Pessuti (PSC) esteve presente na Audiência Pública do Plano Diretor de Curitiba que aconteceu na última quinta-feira (5) na Câmara Municipal de Curitiba. Ciclofaixas, respeito no trânsito, congestionamentos, segurança e novas estruturas de deslocamento para ciclistas, foram alguns dos temas debatidos.

Os representantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) Jorge Brand e, Rodolfo Jaruga  coordenador jurídico da CicloIguaçu,  comentaram sobre as ações desenvolvidas pela associação e desenvolveram algumas propostas de mudanças para a adequação na estrutura de Curitiba para o transporte de bicicleta, como a inserção de ciclofaixas em demais pontos da cidade e disponibilização de empréstimo de bicicletas de maneira gratuita para  a população.

O arquiteto e urbanista Antonio Carlos Miranda representou o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), ele afirmou que a nova experiência que Curitiba está tendo com as ciclofaixas está sendo um laboratório para as possíveis novas adequações na área de mobilidade urbana na cidade.

O diretor da Escola Pública de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) Cassiano Ferreira Novo, acrescentou que houve uma queda no número de mortes no trânsito, em 2012 o número era de 263, em 2013 caiu para 226. Cassiano lamentou o número de mortes no trânsito de ciclistas, pois esse índice foi o único que não houve redução. “Em 2012, 13 morreram e no ano passado 14”, concluiu.

Os principais pontos debatidos foram: a construção de mais ciclovias ciclofaixas, bicicletários e paraciclos espalhados pela cidade, sistemas de aluguel e compartilhamento de bicicletas, vestiários nas empresas, conexão entre as ciclovias existentes, iluminação nas ciclovias e espaço para as bicicleta nos ônibus.

Entre os presentes estavam os vereadores Bruno Pessuti (PSC), Toninho da Farmácia (PP), Professora Josete (PT) e Felipe Braga Côrtes (PSDB), o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Jeferson Dantas Navolar, além de aproximadamente 50 pessoas da sociedade civil.