Noticias

No Dia do Meio Ambiente, Bruno Pessuti reforça necessidade de envolvimento da sociedade na proteção ambiental - Bruno Pessuti

No Dia do Meio Ambiente, Bruno Pessuti reforça necessidade de envolvimento da sociedade na proteção ambiental

05 de Junho de 2013
Junto com o prefeito Gustavo Fruet, o vereador Bruno Pessuti (PSC) participou nesta quarta-feira (05) das comemorações do Dia do Meio Ambiente promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Parque Barigui.
Bruno, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Curitiba, destacou, no evento, a importância da participação da sociedade no processo de construção de uma cidade mais sustentável.
“Se cada habitante evitar o uso de uma sacola plástica ou embalagem por dia, seriam 1,8 milhões de sacolas ou embalagens que não seriam enterradas no aterro. Ou seja, todos os dias temos a chance de fazermos um futuro melhor e isso não cabe somente ao Poder Público, cabe também a cada um de nós cidadãos”, disse.
Em seu discurso, Gustavo Fruet reforçou a mensagem do presidente da Comissão sobre a necessidade de envolvimento de toda a sociedade. “É preciso atitude. Fazendo pequenos gestos, mas de forma continuada e persistente, teremos avanço”, afirmou.
BOAS PRÁTICAS - Um balanço das iniciativas que estão sendo desenvolvidas para tornar Curitiba uma cidade mais sustentável também foi apresentada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
Entre elas, um termo de compromisso incorporando a sustentabilidade aos critérios de compras e contratos feitos pela gestão municipal e a apresentação de um caminhão para coleta de lixo domiciliar movido a gás.
Na ocasião, Bruno contou que há sete anos, quando ainda estava cursando Engenharia Mecânica, teve oportunidade de trabalhar no LACTEC e no TECPAR, onde auxiliou no desenvolvimento de projetos de combustíveis alternativos, como biodiesel e biogás. “Hoje em Curitiba isso é uma realidade, temos ônibus movidos a biodiesel e um projeto piloto de um caminhão de lixo que roda com GNV, porém no futuro pode ser com biogás do próprio aterro”, comentou.
“Pensando no futuro é que olhamos para o passado e vivemos o presente. Hoje, com todas essas ações do Dia Mundial do Meio Ambiente, muitas ações estão sendo feitas para que todos tenhamos um futuro sustentável”, finalizou.
As comemorações prosseguem até o final da semana e ainda contam com uma mostra de serviços ofertados pela Secretaria, onde o público pode obter informações sobre trabalho de cada uma das diretorias do órgão.