Noticias

Na Semana Internacional da Mulher, Bruno Pessuti destaca importância da prevenção ao câncer de colo de útero - Bruno Pessuti

Na Semana Internacional da Mulher, Bruno Pessuti destaca importância da prevenção ao câncer de colo de útero

06 de Março de 2013
Em homenagem à Semana Internacional da Mulher, o vereador Bruno Pessuti (PSC) fez um pronunciamento, na Sessão Plenária desta quarta-feira (06), sobre a importância de iniciativas de prevenção ao câncer de colo de útero - uma das enfermidades que mais atinge as mulheres e levam a óbito no país.
Uma das formas de evitar novos casos da doença, de acordo com o vereador, seria por meio da vacinação contra o vírus HPV, que é transmitido via contato sexual. A vacina impede que o vírus, que acomete tanto homens quanto mulheres, se instale no organismo, e, no caso das mulheres, evolua para um câncer de colo de útero.
Em Curitiba a estimativa é de que em 2013 sejam registrados pelo menos 140 casos de câncer de colo de útero. "Quanto isso irá custar para os cofres públicos?, argumentou Bruno. Segundo ele, a vacina, apesar de custar entre R$ 900 R$ 1.000 as três doses necessárias, pode evitar gastos com tratamento de câncer e melhorar a qualidade de vida das mulheres curitibanas.
"Não existe uma cura para o câncer, existe tratamento. Mas existe uma cura para o vírus, então é essencial que o Poder Público trabalhe desta forma para evitar que mais pessoas pessoas venham a sofrer com essa terrível doença", finalizou o vereador.


Agência Ehcom
Foto: Adriano Rabiço"