Noticias

Prefeitura lança campanha para incentivar redução de lixo - Bruno Pessuti

Prefeitura lança campanha para incentivar redução de lixo

05 de Abril de 2014
“Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”. Este é o slogan utilizado pelo terapeuta Dr. Sigmundo, personagem criado para incentivar a redução do lixo. O pré-lançamento da campanha da Prefeitura de Curitiba aconteceu na manhã deste sábado (05) em cerimônia no aterro da Caximba. A partir deste domingo (06), a população poderá conferir os filmes de TV e peças para mídia impressa, mobiliário urbano, busdoor e caminhões de coleta.
Com este passo, Curitiba reafirma a sua vocação em inovar nas questões ambientais. Em 1989, a cidade foi a primeira capital brasileira a contar com a coleta seletiva de lixo. Dois anos depois, Curitiba lançou o Câmbio Verde, programa pioneiro na troca de recicláveis por alimentos, mais tarde implantado em diversas cidades.
A proposta agora é reduzir. Curitiba produz diariamente 1,8 mil toneladas de resíduos, o que significa que cada morador da cidade descarta, em média, um quilo por dia. Quanto maior a produção de lixo, mais a natureza fica sobrecarregada. Por outro lado, se cada cidadão fizer a sua parte, a situação pode melhorar muito.

Campanha

A principal intenção da campanha é incentivar os cidadãos a reduzirem a quantidade individual de lixo gerado. Para isto, o terapeuta Dr.Sigmundo aconselha, por exemplo, que antes de ir ao supermercado, seja calculada a quantidade de comida necessária, para evitar desperdício. “Pães esquecidos no pacote sofrem de rejeição. Tratamento indicado: fazer uma torrada”, sugere numa das peças.

Outras dicas do personagem são organizar a despensa com produtos mais próximos da data de validade na frente; preferir comprar produtos com menos embalagens e evitar o uso excessivo de copos de plástico.

Em outra peça, o Dr.Sigmundo comenta que “latas de sardinha são confusas, pois pensam que são lixo orgânico, mas são recicláveis”. Na sequência, o terapeuta sugere que o interior das latas, bem como dos potes de iogurte, devem estar limpos antes de serem descartados no lixo. “E os guardanapos usados, embora sejam papeis, não são recicláveis e devem ser descartados no lixo orgânico”, alerta o terapeuta.

Participaram do pré-lançamento da campanha o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni; os vereadores Bruno Pessuti (Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável),Pier  Pretuzziello, Beto Moraes e Mestre Pop; os deputados estaduais Osmar Bertoldi e Mauro Moraes; os administradores das regionais Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Junior e Cajuru, Francisco Caetano Martin.
Fonte PMC