Noticias

Gestantes poderão ter vaga preferencial em estacionamentos de Curitiba - Bruno Pessuti

Gestantes poderão ter vaga preferencial em estacionamentos de Curitiba

04 de Junho de 2013
Gestantes e mães com criança de colo poderão ter direito a vagas preferenciais em estacionamentos públicos e particulares de Curitiba. É o que propõe o projeto de lei número 005.00226.2013, protocolado nesta terça-feira (04) pelo vereador Bruno Pessuti (PSC).

De acordo com o projeto, fica assegurada a reserva de vagas preferenciais para grávidas durante todo o período gestacional e pessoas acompanhadas por crianças de colo com até dois anos de idade. “Assim iremos universalizar os benefícios às gestantes, que concedem a preferência em caixas de comércio, bancos e no transporte coletivo e existem há quase 30 anos no país”, destacou o vereador.

Além de estarem localizadas próximas aos acessos, a área destas vagas deve ser 20% maior do que a das vagas convencionais, permitindo maior amplitude de abertura de portas. “Estas características são necessárias pois as gestantes podem ter dificuldade de locomoção, principalmente no fim da gravidez, e os acompanhantes de bebês de colo têm que utilizar carrinhos”, explicou Bruno.

A proposta é que a lei se aplique em estacionamentos com 20 vagas ou mais e que as vagas de idosos e pessoas com deficiência tenham prioridade aos acessos. Alguns locais da cidade, como o shopping Mueller, já oferecem vagas preferenciais para gestantes.