Noticias

Emenda de Bruno Pessuti a mudanças no Código Florestal de Curitiba é aprovada - Bruno Pessuti

Emenda de Bruno Pessuti a mudanças no Código Florestal de Curitiba é aprovada

30 de Outubro de 2013
Dois projetos de lei de iniciativa da Prefeitura de Curitiba que solicitam alterações no Código Florestal do município para facilitar a substituição de árvores exóticas por espécies nativas foram aprovados pelos vereadores em primeira votação nesta quarta-feira (30).

De autoria do vereador Bruno Pessuti (PSC), uma emenda a um dos projetos que estende a possibilidade de substituição às árvores exóticas que prejudicam as calçadas, também foi aprovada. Atualmente, a lei que institui o Código Florestal de Curitiba (Lei número 9.806) permite o corte ou transplante da árvore apenas em caso de danos materiais provocados pela planta.

O autor da emenda, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, explicou que facilitar a substituição de árvores exóticas que prejudicam as calçadas é pensar em uma cidade mais sustentável, mais humana.

“O que se percebe é que raízes de muitas árvores existentes ao longo das vias públicas, como tipuanas plantadas há mais de 40 anos, prejudicam as calçadas e criam obstáculos que, para a maioria das pessoas, são imperceptíveis, mas para quem possui algum tipo de deficiência se tornam intransponíveis”, argumenta o vereador. 

A vereadora Professora Josete (PT) parabenizou Bruno Pessuti pela sugestão. “É uma emenda bastante pertinente, pois temos que buscar uma forma mais racional de utilização das árvores, colocando espécies que não tenham enraizamento tão grande”, comentou.

Conforme a proposta do vereador, quando constatado o dano à acessibilidade a árvore deverá ser transplantada ou substituída por uma nativa mais adequada ao ambiente urbano. Além disso, o dano deverá ser constatado pela fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para então ser autorizada a substituição ou transplante da árvore.