Noticias

Comissão de Urbanismo aprova destinação de 5% de estacionamento de edifícios para bicicletas  - Bruno Pessuti

Comissão de Urbanismo aprova destinação de 5% de estacionamento de edifícios para bicicletas

12 de Dezembro de 2013
A Comissão de Obras Públicas e Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta semana, a proposta de que ao menos 5% das vagas de prédios com garagem para automóveis sejam destinadas às bicicletas. Agora o próximo passo é a discussão em plenário.

De autoria dos vereadores Bruno Pessuti (PSC) e Jonny Stica (PT), o projeto de lei pede a alteração da lei municipal número 6273/81, que aborda os estacionamentos para bicicletas em edifícios da cidade.

“Sugerimos que a área destinada ao estacionamento para bicicletas seja considerada ‘não computável’, ou seja, não interfira no cálculo da área máxima de construção permitida em determinado terreno”, explicou Bruno Pessuti. “Isso deve estimular o cumprimento desta leu que existe há mais de 30 anos e não é efetivamente cumprida”, completou.

Para o vereador, os estacionamentos trarão mais segurança aos proprietários de bicicleta e deverão incentivar o uso deste meio de transporte em Curitiba. “A bicicleta é um modal que deve ganhar cada vez mais espaço nas políticas de transporte público devido à inclusão da sustentabilidade no planejamento da mobilidade urbana”, comentou Bruno Pessuti.

No final de novembro, uma emenda do vereador Bruno Pessuti que propunha a inserção da variável sustentabilidade nos critérios utilizados para repensar os deslocamentos dos usuários nos sistemas de transporte coletivo urbano e metropolitano no Programa de Mobilidade Urbana Integrada. “Eram consideradas apenas a rapidez e a economia”, concluiu o vereador.