Noticias

Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Secretaria Municipal do Meio Ambiente atuarão em parceria - Bruno Pessuti

Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Secretaria Municipal do Meio Ambiente atuarão em parceria

08 de Fevereiro de 2013
Ações conjuntas para garantir o desenvolvimento sustentável de Curitiba. Este foi o objetivo da reunião realizada, nesta quinta-feira (07), entre o secretário do Meio Ambiente de Curitiba, Renato Lima, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara, vereador Bruno Pessuti (PSC).
Colocamos os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente da Câmara à disposição do secretário para legislarmos em favor da proteção do meio ambiente da nossa cidade", afirmou Bruno, que aproveitou a oportunidade e convidou o secretário para participar de uma reunião de trabalho da Comissão de Meio Ambiente.
Bruno falou sobre alguns dos projetos que pretende apresentar nos próximos meses - entre eles, medidas para conservação dos rios, proteção de áreas verdes, compilação da Lei Ambiental Municipal, pagamento por serviços ambientais e mobilidade.
O secretário Renato Lima desejou sucesso ao vereador na presidência da Comissão e disse que o trabalho articulado será fundamental para garantir bons resultados nos projetos e programas que estão sendo elaborados para a área ambiental. ""Queremos envolver toda a sociedade, inclusive promovendo ações em campo para discutir problemas e soluções junto com a comunidade", declarou o secretário.
Ele antecipou algumas iniciativas que pretende implementar em sua gestão como, por exemplo, a Lei de Compras Verdes e ações de educação ambiental nos parques de Curitiba. "Os parques são nosso maior e mais nobre patrimônio. Queremos que eles se tornem um espaço de educação", defendeu o secretário.
Segundo ele, os parques serão os principais instrumentos para a educação ambiental sobre temas como água, fauna ou resíduos. Renato Lima disse ainda que as restrições previstas nos planos de manejo dos parques de Curitiba serão devidamente respeitadas.

Cicloativismo - Também participaram da reunião, o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Alessandro Panasolo o cicloativista, Danilo Herek e o presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), Jorge Brand.
Entre as demandas levadas pelo grupo ao secretário estão melhorar a acessibilidade aos parques da cidade com a bicicleta e, em alguns espaços de lazer, reduzir o conflito existente entre pedestres e bicicletas. Sugestões como colocar os paraciclos (estacionamentos de bicicletas) próximos a locais com mais segurança, criar ciclovias para interligar os parques de Curitiba e estimular visitas aos parques de bicicleta também foram entregues ao secretário e sua equipe.
Ao término da visita, o secretário Renato Lima presenteou o vereador Bruno Pessuti com um livro de sua autoria: "Uso dos solos e dos rios: Conceitos básicos e aplicações para a região de Curitiba".
Renato Lima possui graduação em Geologia (UFPR-1980) e professor da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Foi Chefe do Departamento de Geologia da UFPR e idealizador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e do Centro de Apoio Científico em Desastres. é autor e coordenador de quatro livros sobre meio ambiente.
"