Noticias

Comissão de Meio Ambiente da Câmara vai debater esgoto de Curitiba na próxima reunião - Bruno Pessuti

Comissão de Meio Ambiente da Câmara vai debater esgoto de Curitiba na próxima reunião

03 de Setembro de 2013
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba se reuniu nesta terça-feira (03) para definir a agenda do mês de setembro. Conforme já antecipado pelo presidente da Comissão, vereador Bruno Pessuti (PSC), os próximos encontros vão abordar a interferência do despejo de esgoto na qualidade dos rios da cidade.
“Convidaremos as Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, o Instituto das Águas, o Ibama e a Sanepar, bem como a deputada Rosane Ferreira (PV), para discutirmos sobre os parâmetros do esgoto lançado em nossos rios, pois as denúncias feitas na última reunião da Comissão indicam deficiência na coleta e tratamento de esgoto em Curitiba”, destacou Bruno Pessuti.
A última reunião da Comissão de Meio Ambiente foi realizada em 13 de agosto e contou com uma apresentação do jornalista Eduardo Fenianos, conhecido como Urbenauta, que realizou uma expedição pelos principais rios da cidade.
Entre os problemas apontados pelo Urbenauta constam canos quebrados que fazem com que o esgoto invada a rede pluvial e seja direcionado para os rios; casas sem ligação à rede de esgoto e até mesmo bairros sem saneamento, onde o dejeto é lançado diretamente na água. Em Curitiba, a coleta e o tratamento de esgoto são responsabilidades da Sanepar. 
LIXO
Ainda na reunião da Comissão de Meio Ambiente esta terça-feira, foi distribuído o projeto de lei número 005.00199.2013, de autoria do vereador Felipe Braga Cortes (PSDB), que estipula multa de até R$ 980 para descarte de lixo de forma irregular.
A iniciativa será analisada pelo vereador Aladim Luciano (PV), que tem 10 dias úteis para emitir seu parecer. Após aprovado na Comissão, o projeto segue para aprovação em Plenário.