Noticias

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto de Bruno Pessuti que melhora sinalização de caçambas - Bruno Pessuti

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto de Bruno Pessuti que melhora sinalização de caçambas

25 de Fevereiro de 2014
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (25), um projeto de lei que pode trazer mais segurança a quem transita pelas ruas de Curitiba. De autoria do vereador Bruno Pessuti (PSC), que também é presidente da Comissão, a proposta visa melhorar a sinalização e identificação das caçambas utilizadas na cidade. O próximo passo agora será a votação em plenário, que deverá acontecer ainda no mês de março.

Segundo o vereador, atualmente as caçambas são sinalizadas de acordo com a determinação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e contam com pintura refletiva apenas nas extremidades superiores.

Já a proposta de Bruno Pessuti segue a normatização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a obrigatoriedade da película refletiva nas parte frontal, traseira e lateral do equipamento.

“Desta forma oferece-se melhores condições de visibilidade diurna e noturna das caçambas”, comentou o vereador. “Além disso, também pedimos a inclusão de outras informações, como nome e telefone da empresa responsável, bem como as frases Proibido Lixo Doméstico e Denúncias e Sugestões: 156”, acrescentou.

O projeto de lei aprovado hoje altera dispositivos da lei municipal nº 9.380/1998, que normatiza o transporte de resíduos na capital. “No âmbito estadual também já existe uma lei, mas a que estamos propondo é ainda mais restritiva quanto ao tipo de sinalização que deve ser instalada para efetivamente evitar acidentes envolvendo caçambas”, concluiu.

*Na imagem que ilustra essa matéria, um exemplo de como podem ser aplicada a sinalização da caçamba após aprovação do projeto de lei.