Noticias

Carros elétricos serão isentos de EstaR em Curitiba - Bruno Pessuti

Carros elétricos serão isentos de EstaR em Curitiba

11 de Novembro de 2019
Foi assinado, nesta segunda-feira (11), o decreto que isenta o pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) para carros 100% elétricos nas vias públicas da capital. O objetivo é incentivar a eletromobilidade e o uso de veículos não poluentes na cidade.

O vereador Bruno Pessuti, autor da lei que estabelece a política municipal de incentivo ao uso de carros elétricos ou movidos à hidrogênio, espera que a população ganhe cada vez mais incentivos para adquirir os veículos elétricos.

“Os carros elétricos melhoram muito a qualidade do ar e fazem com que a cidade se desenvolva com mais qualidade de vida. Gostaria de parabenizar o governador do estado pela lei que isenta o pagamento de IPVA desse veículos. Precisamos também buscar linhas de financiamento com juros muto baixos a longo prazo para permitir que o cidadão comum possa trocar o seu custo mensal de gasolina pelo custo de um carro elétrico”, disse o vereador.

Entre outras medidas, a Lei 14.826 de 2016, de Bruno Pessuti, trata da desoneração tributária, da reserva de vagas de estacionamento preferenciais e da instalação de postos para recarga de veículos elétricos.

O decreto assinado pelo prefeito Rafae Greca vale para veículos elétricos particulares e também para carros de compartilhamento elétrico (sharing) – aluguel de curta duração e para curta distância desses veículos - na cidade.
 
Com o a nova definição, o dono de veículo elétrico poderá ficar sem pagar o EstaR por até duas horas, de acordo com a área já disponível para estacionamento rotativo na cidade. No caso do car sharing, não haverá limite de horas para a isenção.

Para usufruir da isenção – o decreto tem validade de dois anos - os donos de veículos e as empresas de car sharing deverão fazer um cadastro na Urbanização de Curitiba (Urbs). As informações necessárias para o cadastro serão divulgadas por meio de portaria.