Noticias

Bruno Pessuti será o representante da Câmara no 2º Fórum Mundial da Bicicleta - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti será o representante da Câmara no 2º Fórum Mundial da Bicicleta

21 de Fevereiro de 2013
O vereador Bruno Pessuti (PSC) irá representar a Câmara de Vereadores de Curitiba no 2º Fórum Mundial da Bicicleta, que será realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro, em Porto Alegre. Bruno é o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara e propositor da Frente Parlamentar Municipal da Mobilidade Urbana Sustentável.
A participação do vereador Bruno Pessuti no Fórum terá como objetivo trazer novas sugestões de projetos de lei relacionadas à mobilidade para Câmara de Curitiba. Queremos contribuir para a melhoria na infraestrutura da cidade no que diz respeito à mobilidade urbana sustentável, cujo símbolo maior é a bicicleta", disse.
Entre as propostas que Bruno pretende apresentar estão a criação de um projeto de Cicloturismo em Curitiba, integrando a capital com os municípios da Região Metropolitana (RMC). "Temos um grande potencial para exploração do cicloturismo que abrange desde longas viagens até simples passeios por parques e praças", afirmou Bruno.
No 2º Fórum Mundial da Bicicleta, Bruno Pessuti, irá participar do painel "Os rumos da política cicloviária no Brasil", que irá traçar o atual panorama das políticas públicas em prol da mobilidade por bicicleta em todo o país, o que já foi alcançado, quais são os desafios e as perspectivas e qual a relação destas políticas com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Outro tema importante são as oportunidades de negócio geradas pela bicicleta. Como exemplo irá citar a história e surgimento de um novo ambiente de conexões, trabalho e convivência, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, e que possui um bar, oficina de bicicleta e espaço de coworking para empreendedores e profissionais autônomos que estão iniciando suas empresas.
"Pedalar para transformar" - O Fórum Mundial tem como tema "Pedalar para transformar". Entre os convidados internacionais já confirmados constam as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização nova-iorquina Transportation Alternatives, estabelecida nos EUA desde 1973 Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco, EUA, e uma das participantes da Massa Crítica da cidade, que foi convidada a pintar um mural na capital gaúcha representando a cultura da bicicleta e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago em seis anos.
A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude da data que marcou o atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentado a discussão sobre a violência no trânsito. O sucesso da primeira edição do Fórum, realizado entre 23 e 26 de fevereiro de 2012, motivou a realização de sua segunda edição, aprimorando o debate sobre a necessidade de cidades para pessoas e o papel que a bicicleta e outros modais sustentáveis têm como motivadores de transformações urbanas e sociais.