Noticias

Bruno Pessuti representa Frente de Mobilidade Urbana em audiência pública sobre o metrô - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti representa Frente de Mobilidade Urbana em audiência pública sobre o metrô

04 de Abril de 2013
O vereador Bruno Pessuti (PSC), representando a Frente Parlamentar Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, participou, nesta quarta-feira (03), da audiência pública promovida na Câmara de Curitiba pelo Fórum Popular de Mobilidade Urbana para debater o projeto do metrô para a cidade. Bruno, que é engenheiro mecânico por formação, foi o autor do requerimento que criou a Frente Parlamentar com o objetivo de discutir alternativas de modais de transporte para a capital.
Para o vereador, a implantação do metrô não traz benefícios imediatos para Curitiba. Ele deve ser visto como uma alternativa para complementar o atual sistema de transporte, e não como forma de substituí-lo", destacou. "Devemos estimular o uso do sistema de transporte coletivo e de outros modais de transporte, como a bicicleta", completou.
Como exemplo de incentivo ao uso do transporte coletivo, o vereador citou sua sugestão de criação do "bilhete único" - aprovada pelos vereadores na última semana para ser encaminhada à Prefeitura Municipal. O "bilhete único" seria uma nova modalidade tarifária que possibilitaria, ao passageiro, o uso do sistema de transporte público por um determinado período de tempo pagando apenas uma única passagem.
Outro assunto abordado pelo vereador foi a política expansionista do governo federal de reduzir impostos - como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos - para fomentar a economia e a manutenção de empregos na indústria. "Em curto prazo, isso aumentará ainda mais o número de carros nas ruas, enquanto o recurso que deixa de ser arrecadado com o imposto poderia ser investido em infraestruturas de transporte, como portos, rodovias, aeroportos e sistemas de transporte urbano", avaliou o vereador.
MOBILIDADE URBANA- Além da criação da Frente Parlamentar Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável e a sugestão de criação do "bilhete único", o vereador Bruno Pessuti vem desenvolvendo outras iniciativas sobre o tema, como a solicitação de liberação de novas licenças para táxis e implantação de banheiros em estações-tubo.
Na última semana, Bruno também se dispôs a buscar o apoio do senador paranaense Sergio Souza para trazer à cidade um investimento da ordem de R$ 20 milhões para ampliação das ciclovias, provenientes do Programa Mobilidade Urbana e Transporte, do governo federal.

Agência Ehcom"