Noticias

Bruno Pessuti quer diminuir os transtornos causados pelos trens. - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti quer diminuir os transtornos causados pelos trens.

17 de Maio de 2017
“O apito dos trens traz muito incômodo aos curitibanos, principalmente para aqueles que moram próximos às ferrovias da cidade.” Bruno Pessuti quer diminuir os transtornos causados pelos trens.

O vereador Bruno Pessuti (PSD) protocolou na Câmara Municipal de Curitiba, um projeto que visa limitar a quantidade máxima de decibéis dos alertas sonoros das locomotivas que transitam pela cidade. Com o aumento significativo da quantidade de trens que circulam por Curitiba, após a privatização da rede em 1997, os avisos sonoros passaram a incomodar cada vez mais os moradores próximos às ferrovias e causando transtornos em relação ao meio ambiente devido à poluição sonora.

“Sou morador do Bairro Cristo Rei e também sou impactado pelos avisos sonoros além do permitido que atrapalham o sono, principalmente da minha filha que tem apenas 1 ano.” Comenta Bruno, que sabe bem como é o problema do barulho dos trens, assim como diversos moradores da região.

Já existe no município, uma lei que proíbe a circulação de trens no período noturno, pois é neste período que se concentram a maioria das reclamações. Porém, através de uma liminar concedida em Mandado de Segurança, a Concessionária conseguiu a suspensão dos efeitos desta lei, permitindo o tráfego de trens no período noturno.

“O nosso intuito é limitar a quantidade de decibéis causados pelo apito dos trens. Hoje, a lei determina que o máximo que se pode chegar é o valor de 47,4 dB, e em medições verificamos que os apitos chegam a uma quantidade de 112,4 dB, muito acima do permitido.” Complementa Pessuti que usa como base o trabalho de conclusão de curso dos Srs. Lucas Ramos Gutierre e Rui Pfutzenreuter Direne.

O projeto de Lei proposto pelo vereador, vai limitar o volume do apito dos trens ao máximo de 15 dB acima da pressão sonora máxima permitida no horário noturno, chegando a 62,4 dB e muito abaixo do que hoje é utilizado pelas locomotivas. Para que possa garantir a segurança daqueles que estão próximos às ferrovias, deverão ser privilegiados e incrementados outros tipos de avisos, como cancelas e luminosos, que possuem a mesma eficácia do aviso sonoro e não causam transtornos à população.

“Os cidadãos clamam por esta medida e nós estamos atentos às demandas e ensejos de todos, e é atendendo a essas solicitações que protocolamos este projeto, que com certeza amenizará os transtornos causados pela circulação noturna dos trens e beneficiará o meio ambiente, com a diminuição da poluição sonora.” Finaliza o vereador, que acredita que esta medida será aprovada, para o bem toda população.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Caso queira entrar em contato com o vereador Bruno Pessuti, basta enviar um e-mail para brunopessutivereador@gmail.com, ligar no Gabinete através do 3350-4555 ou mandar uma mensagem de Whatsapp para o número 99677-2337.

Participe e seja protagonista de seu bairro e sua cidade, a sua colaboração é muito importante para a Curitiba!