Noticias

Bruno Pessuti propõe mudança no Código Florestal de Curitiba para melhorar acessibilidade nas calçadas - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti propõe mudança no Código Florestal de Curitiba para melhorar acessibilidade nas calçadas

14 de Outubro de 2013
O vereador Bruno Pessuti (PSC) propôs, na última semana, uma mudança no Código Florestal do Município: permitir o corte ou o transplante de árvores que criem obstáculos à acessibilidade nas calçadas ou vias públicas. Atualmente, a lei que institui o Código Florestal de Curitiba (Lei número 9.806) permite o corte ou transplante apenas em caso de danos materiais provocados pela árvore.
“O que se percebe é que raízes de muitas árvores existentes ao longo das vias públicas destroem as calçadas ou crescem por baixo delas, criando obstáculos que, para a maioria das pessoas, são imperceptíveis, mas para quem possui algum tipo de deficiência, tais obstáculos se tornam intransponíveis”, argumenta o vereador.
Conforme a proposta de Bruno Pessuti, quando constatado o dano à acessibilidade a árvore deverá ser substituída por uma nativa mais adequada ao ambiente urbano. Além disso, o dano deverá ser constatado pela fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para então ser autorizada a remoção ou transplante da árvore.