Noticias

Bruno Pessuti pede verificação das condições da malha ferroviária que corta Curitiba - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti pede verificação das condições da malha ferroviária que corta Curitiba

09 de Janeiro de 2014
Para garantir a segurança dos moradores do entorno da malha ferroviária que corta Curitiba, o vereador Bruno Pessuti (PSC) protocolou, nesta quinta-feira (09), um requerimento à Prefeitura de Curitiba. Nele, o vereador pede que a Prefeitura  solicite à concessionária de serviço de transportes ferroviários que atua na cidade a substituição dos dormentes danificados no trecho municipal da ferrovia – em especial no trajeto que corta o bairro Alto da XV. Além da troca dos dormentes, Bruno Pessuti solicita a verificação de toda a extensão municipal da ferrovia.

Os dormentes são componentes fundamentais da ferrovia e seu adequado estado de conservação proporciona segurança do tráfego. “A substituição desses componentes deve ser realizada imediatamente, pois pode ocorrer um acidente causando o descarrilamento de uma composição. As consequências de um possível acidente podem ser até danos fatais”, justifica o vereador em seu requerimento. 

Ele lembra que em novembro de 2013 uma composição descarrilou e atingiu casas em São José do Rio Preto (SP), matando oito pessoas. Segundo ele, na região onde ocorreu o acidente na cidade paulista a ferrovia é muito similar ao trecho da ferrovia que corta a região do Alto da XV.

A denúncia de má conservação do trecho municipal da ferrovia foi feita pelo arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita, que classifica a atual condição da ferrovia em Curitiba uma “tragédia anunciada”.