Noticias

Bruno Pessuti pede liberação emergencial de 269 novas licenças de táxis para Curitiba

20 de Março de 2013
O vereador Bruno Pessuti (PSC) solicitou - por meio de ofício encaminhado à URBs (Urbanização de Curitiba)nesta quarta-feira (20) - a liberação imediata de 269 novas autorizações de serviço de táxi para Curitiba.
Em plenário, Bruno pediu o apoio aos demais vereadores para que a solicitação seja realmente atendida pela Prefeitura, até o próximo mês, tendo em vista o crescimento populacional e defasagem no número de veículos disponíveis ao cidadão.

Conforme a Lei municipal 13.957/2012, deve haver um táxi para cada 500 habitantes. Curitiba possui aproximadamente 1,764 milhão de habitantes, segundo o IBGE, e conta apenas com 2.252 táxis. Ou seja, um déficit de 269 carros para atender a demanda de forma imediata", demonstrou Bruno Pessuti.

O vereador disse ainda, que a capital do Paraná dispõe de apenas quatro veículos adaptados para pessoas com deficiência.


Os prejuízos econômicos que a falta de táxis podem causar a economia da cidade foi outro ponto mencionado pelo vereador Bruno Pessuti. Como exemplo, ele citou a queda em 40% no movimento dos bares e restaurantes, após a publicação da nova Portaria de tolerância zero para o consumo de álcool e direção.

"O cidadão curitibano acaba impossibilitado de ir a um bar ou restaurante, consumir uma dosagem mínima de bebida alcoólica, e depois voltar para casa em segurança", mencionou Bruno.

Recentemente, a URBs informou que está realizando estudos internos para definir critérios e liberar novas placas de táxis, porém ainda não existe data prevista para liberação."