Noticias

Bruno Pessuti participa de debate sobre universalização do vale-transporte na Câmara dos Deputados  - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti participa de debate sobre universalização do vale-transporte na Câmara dos Deputados

29 de Outubro de 2013
O vereador Bruno Pessuti (PSC) participou nesta terça-feira (29) de uma audiência da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discutir a criação de um novo modelo de financiamento do transporte público baseado na universalização do vale-transporte.
De acordo com a proposta - apresentada pelo secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba Ricardo MacDonald Ghisi - trabalhadores e estudantes de baixa renda não precisarão pagar pelo transporte público nos trajetos até o emprego e as instituições de ensino. Apenas usuários eventuais e turistas pagariam a tarifa integral.
O projeto é inspirado no sistema adotado na cidade francesa de Lyon e estabelece que empresas e órgãos públicos repassarem diretamente para o sistema de transporte coletivo o valor correspondente ao vale-transporte. A responsabilidade sobre o custo seria das empresas, que poderiam abatê-lo do Imposto de Renda, como já prevê a legislação do vale-transporte.
De acordo Ricardo MacDonald Ghisi, a adoção deste novo modelo de financiamento resultaria em mais de R$ 400 milhões anuais para investimentos no setor. Segundo ele, a medida tornaria o transporte público na melhor opção para circular nas cidades e atrairia os passageiros do transporte individual, o que traria benefícios a todo o sistema e permitiria a gratuidade aos estudantes com renda familiar de até quatro salários mínimos.