Noticias

Bruno Pessuti lança campanha sobre o uso do recuo como estacionamento - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti lança campanha sobre o uso do recuo como estacionamento

08 de Maio de 2014
O vereador Bruno Pessuti (PSC) lançou, nesta quinta-feira (08), uma campanha de adesão ao projeto de lei de sua autoria que autoriza o uso da faixa de recuo obrigatório de estabelecimentos comerciais como estacionamento. Intitulada “Mais força para o comércio”, a campanha pretende conquistar o apoio de 10 mil curitibanos e demonstrar o interesse da sociedade na aprovação do projeto.

De acordo com o projeto de lei, o comerciante poderia usar para estacionamento de veículos a área localizada entra a calçada e a entrada do próprio estabelecimento – que geralmente corresponde a três metros. Atualmente o município já autoriza que bares, restaurantes, lanchonetes e similares instalem toldos sobre as faixas de recuo.

“O projeto surgiu de um pedido manifestado pelos comerciantes, com o objetivo de melhor aproveitar estes espaços em benefício dos consumidores”, afirmou Bruno Pessuti. Segundo ele, em muitos casos o recuo já é utilizado como estacionamento. “Mesmo sendo comum, a prática é irregular e sujeito à multa perante a lei municipal 11.905, de 2004. O que queremos é regulamentar uma situação que já é praticamente consolidada”, acrescentou.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, Bruno Pessuti se preocupou em pautar seu projeto por critérios ambientais, condicionando a permissão de uso do recuo à manutenção da permeabilidade do solo – isto é, que o uso do recuo não impacte na capacidade do solo de absorção da água da chuva, por exemplo.

A campanha “Mais força para o comércio” inclui um abaixo-assinado que pode ser preenchido pela internet (http://goo.gl/uFXijH). Além disso, a equipe do vereador também está percorrendo os bairros de Curitiba para recolher assinaturas.