Noticias

Bruno Pessuti defende os direitos dos ciclistas em Sessão Plenária na Câmara Municipal de Curitiba - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti defende os direitos dos ciclistas em Sessão Plenária na Câmara Municipal de Curitiba

18 de Junho de 2014
Na última terça-feira (17) na sessão da Câmara Municipal de Curitiba um dos assuntos debatidos foi a Via Calma (local onde a velocidade máxima de veículos é de 30Km/h). Outro vereador usou o horário do pequeno expediente para reclamar da implantação da “via calma” na Avenida Sete de Setembro. “Não resolveram o problema do trânsito e agora querem reduzir a rua, pondo as bicicletas para brigarem com os carros”, reclamou. “Estão matando o comércio aos poucos. Foi uma ideia de jerico”, disse. O parlamentar fez ressalvas, dizendo que não é contra o uso da bicicleta e que “admira o esporte”.

O vereador Bruno Pessuti (PSC) que é ciclista e têm vários projetos voltados a Ciclomobilidade em Curitiba e grande região, defendeu os ciclistas e também a ideia da inserção da Via Calma em Curitiba.

Após o pronunciamento do outro vereador, Bruno Pessuti teve a palavra para um breve comentário e leu o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pessuti citou o trecho em que a norma diz que as bicicletas, quando dividirem vias com carros, devem ter preferência. “E quem ignora essa regra deveria fazer um curso de reciclagem”, rebateu Pessuti. 

A Via Calma foi implantada em Curitiba em 2014, mas começou a ser idealizada em 2007 como possível maneira de diminuir as mortes no trânsito envolvendo motoristas, ciclistas e pedestres.