Noticias

Bruno Pessuti: atuação participativa para estimular uso da bicicleta como meio de transporte  - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti: atuação participativa para estimular uso da bicicleta como meio de transporte

18 de Setembro de 2013
Estimular o uso da bicicleta para melhorar a mobilidade urbana de Curitiba. Acreditando nisso, o vereador Bruno Pessuti (PSC) tem desenvolvido diversos projetos e ações, que foram apresentados nesta quarta-feira (18), na Audiência Pública “A bicicleta e a mobilidade urbana”, realizada na Câmara Municipal de Curitiba.
“Para conhecer de perto a demanda, visitamos bicicletarias em todos os bairros de Curitiba e promovemos reuniões com organizações de ciclomobilidade como o CicloIguaçu”, destacou Bruno Pessuti. Ao todo, 59 bicicletarias foram visitadas pelo vereador ou sua equipe.
As demandas identificadas durante estes encontros vem se transformando em projetos, explicou o vereador. Um deles é o que estipula que o espaço destinado às bicicletas, em edifícios, não pode ser inferior à 5% do destinado aos automóveis. “Ao estimular o uso deste meio de transporte sustentável temos que pensar também em oferecer condições para que quem o utilize possa guardar sua bicicleta com segurança”, comentou o vereador.
Outro projeto de Bruno Pessuti pede a implantação da Ciclopatrulha na Guarda Municipal. De acordo com a proposta apresentada, um guarda municipal equipado com uma bicicleta consegue cobrir uma área onde seriam necessários 15 profissionais.
Desde o início do ano o vereador também já solicitou à Prefeitura a revitalização e melhoria da sinalização de ciclovias, a realização de um curso de educação no trânsito para ciclistas e a instalação de estacionamentos para bicicletas (paraciclos) em praças e parques.
ATUAÇÃO PARTICIPATIVA
Outra forma encontrada pelo vereador para demonstrar o seu apoio ao uso da bicicleta é a participação em eventos como o Pedala Curitiba e à campanha Dia de Bike para o Trabalho, celebrado em 10 de maio.
O Musicletada, festival cultural que acontece nesse fim de semana em Curitiba, também conta com apoio do vereador. A data escolhida para o evento marca o dia mundial sem carro que encerra o mês da bicicleta em Curitiba.