Noticias

Audiência Pública debate poluição sonora causada pelos trens na CMC - Bruno Pessuti

Audiência Pública debate poluição sonora causada pelos trens na CMC

03 de Outubro de 2019

Por iniciativa dos vereadores Bruno Pessuti (PSD), Cristiano Santos (PV) e Serginho do Posto (PSDB), foi realizada, nesta quinta-feira (3), uma Audiência Pública para falar sobre a poluição sonora causada pelos trens que trafegam em Curitiba. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Curitiba e contou com a presença de representantes de companhias ferroviárias e de logística, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SETRAN, além de moradores das regiões afetadas.


Para o vereador Bruno Pessuti, a audiência pública foi produtiva na medida em que permitiu a discussão de soluções para um problema antigo de Curitiba: "Com iniciativas assim, com a participação de todos os interessados, podemos criar um caminho para que a cidade conviva em harmonia. Uma solução pode ser encontrada, a exemplo da substituição das buzinas em horários de maior silêncio e menor movimento. Ainda que a concessão seja federal, nossos ouvidos são 'urbanos', por isso não podemos ignorar este problema", destacou.



Bruno Pessuti é autor do Projeto de Lei que pretende delimitar o volume dos ruídos provocados pelos trens. De acordo com a alteração de Lei proposta no Projeto, os alertas sonoros emitidos pelas composições de trem deverão ficar entre 96dB e 110dB, segundo a norma da ABNT NBR 16.447/2016. (NR). A iniciativa está em trâmite na Câmara Municipal de Curitiba.