Mandato

Nova regulamentação sobre antenas de telefonia móvel em Curitiba deve sair ainda neste semestre - Bruno Pessuti

Nova regulamentação sobre antenas de telefonia móvel em Curitiba deve sair ainda neste semestre

11 de Abril de 2013
Ainda neste primeiro semestre de 2013, Curitiba deverá contar com uma nova legislação municipal sobre implantação de antenas de telefonia móvel. O tema foi debatido nesta quinta-feira (11), em uma reunião conjunta das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Urbanismo e Obras Públicas, que contou com a participação de representantes da Prefeitura e demais órgãos municipais relacionados ao tema, realizada no plenário da Câmara de Vereadores.

No próximo dia 30 teremos uma nova reunião conjunta entre as Comissões e a Prefeitura para que o governo municipal apresente o andamento dos trabalhos para a construção desta nova legislação", antecipou o vereador Bruno Pessuti (PSC), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo ele, nesta reunião serão apresentadas sugestões para serem encaminhadas às comissões internas da Casa para que se conclua a nova regulamentação no menor prazo possível: ainda no primeiro semestre deste ano.

Um dos pontos que está sendo avaliado é referente à implantação de antenas de telefonia móvel em parques e praças - o que é proibido pela atual legislação, em vigor desde 2006. Como exemplo, os participantes da reunião citaram o caso do Parque Barigui, escolhido pela FIFA para sediar a Fan Fest curitibana da Copa do Mundo de 2014.

A interferência provocada pelas antenas na paisagem urbana foi outro assunto abordado na reunião. De acordo com Cristiane Born, gerente de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão sendo estudadas formas de integrar estas antenas à paisagem da cidade. "Estamos avaliando a possibilidade de usar antenas com mimetismo, isto é, que se confundiriam às fachadas de prédios", adiantou a gerente.

Além de Bruno Pessuti, também participaram da reunião os vereadores Felipe Braga Cortes (PSDB), Aladim Luciano (PV) e Helio Wirbiski (PPS). O evento ainda contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Urbanismo, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e do sindicato que representa as empresas de telefonia móvel.

Agência Ehcom"