Mandato

Bruno Pessuti requer melhorias para segurança de pedestres no Bairro Alto - Bruno Pessuti

Bruno Pessuti requer melhorias para segurança de pedestres no Bairro Alto

14 de Maio de 2013
Legenda: Vereador solicita instalação de travessia elevada em frente à escola e rotatória no cruzamento de ruas do Bairro Alto (Imagem: Google Maps/Arte: Agência Ehcom)

O vereador Bruno Pessuti (PSC) protocolou nesta semana dois requerimentos à Prefeitura de Curitiba para garantir a segurança de pedestres no Bairro Alto, na região Nordeste da cidade. Um solicita a instalação de travessia elevada em frente ao Centro de Educação Infantil Branca de Neve, na rua Dante Angelote, e outro a implantação de rotatória no cruzamento das ruas Dante Angelote e José Zgoda.
Esta é uma reivindicação de alunos e pais de alunos que circulam na região fizeram ao vereador devido ao risco de atropelamento, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos é grande. “Infelizmente ainda não ocorre no Brasil a aplicação plena do artigo 38 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê que os pedestres têm a preferência, e apenas a existência da faixa não significa que a travessia da rua seja feita com segurança”, explicou o vereador.
Bruno ainda explicou que a existência de uma travessia elevada no local reduz a velocidade dos veículos e, na presença dos pedestres, os motoristas são conscientizados de que devem parar, respeitando a Lei.
Já entre os benefícios da implantação de uma rotatória na região, além da segurança, Bruno apontou a fluidez do trânsito, pois nem sempre há necessidade de paradas, apenas de redução da velocidade; e seu baixo custo de manutenção. Segundo ele, geralmente estes espaços são do tipo praça circular, com tratamento paisagístico básico. “Diferente dos semáforos, que necessitam de uma equipe de manutenção com mão de obra especializada, gastam energia elétrica 24 horas por dia e eventualmente movimentam equipes de emergência nos casos de panes”, concluiu.

Agência Ehcom